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Sustentáveis e criativos: o design por trás das embalagens sustentáveis

27 de novembro de 2015 | 0 Comentários

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As embalagens, quando são descartadas de forma inadequada, podem causar sérios danos ao meio ambiente. Por tal motivo, as empresas procuram maneiras de tornar suas embalagens sustentavelmente bem sucedidas, seja pelo uso dos materiais utilizados na produção da embalagem, seja pelo processo de fabricação ou pelo seu consumo consciente.

De uns tempos para cá, os consumidores estão se preocupando mais com o descarte dos produtos que compram e muito têm se falado sobre design sustentável. As embalagens sustentáveis e ecológicas despertam maior interesse nas pessoas e reforça a valorização do cuidado com o meio ambiente, além de conscientizar os outros sobre a preservação do planeta. A embalagem sustentável deve atender pelo menos a três dimensões: garantir a proteção ao produto; ser, preferencialmente, reciclável e economizar em material e logística.

Um bom exemplo de embalagem sustentável é a marca de ovos Happy Eggs. Suas novas embalagens inovam no conceito de embalar ovos, envolvendo-os numa embalagem de feno. Além de ser sustentável, é criativa, pois o feno lembra um ninho e ajuda a proteger melhor os ovos. Outro exemplo é a linha de desodorantes da Unilever, como Dove e Vaseline. A empresa diminuiu a quantidade de alumínio da embalagem e criou uma tecnologia que diminui a emissão de gases tóxicos ao utilizar o desodorante. Muitas empresas estão recorrendo à sustentabilidade também como forma de reinventar sua marca, pois sabem que é um ramo que está crescendo cada vez mais e tende a ocupar um grande espaço no mercado.

Lançamento da nova garrafa PlantBottle

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A Coca-Cola tem sido pioneira no desenvolvimento de embalagens à base de plantas, o projeto que teve início em 2009 quando lançou a primeira PlantBottle. A embalagem usa tecnologia que converte os açúcares naturais encontrados nas plantas em ingredientes para a fabricação de garrafas de plástico PET.

Segundo Stadler, responsável pela agenda de sustentabilidade ambiental no Grupo Europeu de Negócios da Coca-Cola, a empresa continua a investir nessa tecnologia com o objetivo de produzir a primeira garrafa PET 100% biológica até 2020.

“Um componente reciclável é necessário para resolver o problema do lixo, o bioplástico pode ser uma boa solução”, disse Stadler. “Essa é uma abordagem responsável, estamos visando um futuro em que não será necessário o uso de materiais à base de óleo. Como alternativa, usaremos materiais de origem renovável e reciclado.”

Atualmente, a Coca-Cola usa uma garrafa PET que tem 30% de fontes renováveis em suas principais marcas e prevê o que chama de a próxima geração de PlantBottle. “Nós mostraremos uma PlantBottle com base 100% biológica chamando-a de PlantBottle 2.0.”, disse Stadler.

“Esperamos que a nossa tecnologia PlantBottle alcance uma paridade de preços com a PET convencional até 2018”, acrescentou. “Precisamos de escala, mas também fechamos várias parcerias para incrementar a implementação da tecnologia.”

Estima-se que o uso da embalagem PlantBottle ajude a evitar emissões anuais equivalentes a mais de 315 mil toneladas métricas de dióxido de carbono.

Conceito de embalagem JUST, o que você precisa de um jeito natural

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Just é uma iniciativa criada pela WWF para mostrar que existem alternativas simples e naturais para muitos dos produtos que usamos diariamente – produtos que precisam de embalagem que, muitas vezes, acabam sendo descartados de forma errada.

Um gesto simples é tudo que precisamos para fazer pequenas mudanças que, quando feitas por muitos, ajuda a criar um futuro mais limpo e sustentável.

Para divulgar o projeto, eles fizeram embalagens minimalistas que ilustram a finalidade do ingrediente.

O que fazemos com as embalagens dos produtos usados?

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A grande questão que preocupa todos nós, além do risco eminente de ficarmos sem água, é o que faremos com o lixo que produzimos?

Em 2013, segundo dados da Abrelpe, o Brasil produziu 209.280 toneladas de resíduos sólidos por dia, e apenas 58,3% fez parte de algum programa de reciclagem.

Já abordamos este assunto em um post anterior e o fato é que não podemos contar com um modelo eficiente de políticas públicas, temos que usar as ferramentas que estão ao nosso alcance. Se não podemos mudar o mundo, mudemos ao menos o mundo que está à nossa volta.

Sozinhos não conseguimos dar fim à toneladas e mais toneladas de lixo, mas conseguimos trabalhar em propostas de embalagens que diminuam este impacto. Embalagens biodegradáveis, reutilizáveis, feitas de outros materiais, as possibilidades são muitas dependemos apenas do orçamento do cliente e a mente aberta do pessoal do marketing. Listamos abaixo 5 soluções inovadoras de embalagens:

KEEPCUP: copo de café que se parece com um copo descartável, mas totalmente reutilizável e com design inovador. Surgiu como uma solução para os problemas dos resíduos causados ​​pelo grande número de copos descartáveis ​​jogados fora em todo o mundo.

BRICKCAP: tampas de garrafas que se transformam em brinquedo de montar. O design da tampa permite que ela se encaixe em outra tampa que pode ser montada e desmontada de várias formas e vezes.

LEMNIS LIGHTING: embalagem que reflete a qualidade do produto, uma lâmpada que consome 50% de energia a menos que a lâmpada fluorescente. O papel é 100% reciclado, a caixa é dobrada e fechada sem uso de adesivo, o que facilita a reciclagem.

COFFREE: embalagem conceitual, multifuncional de café solúvel. Essa é uma solução prática para aquela rotina de escritório de tomar vários cafezinhos durante o dia gerando grande volume de resíduos.

PUMA: Menos embalagens significa menos matérias-primas, menor uso de água e energia para produzir, e menos peso para os navios e menos material para ser descartado. Uma solução simples feita com folha simples de papelão e sacola reutilizável.

Uma solução tão simples poderia resolver o problema de resíduos de embalagens?

Todos os anos, os americanos produzem cerca de 70 milhões de toneladas de resíduos de embalagem, sendo o maior percentual de lixo nos aterros incluindo resíduos industriais, eletrônicos e de alimentos. Números divulgados pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) indicam que o problema está piorando a cada ano.

A produção destes materiais, assim como o plástico, poluem e os custos de reciclagem estão cada vez mais altos. Pensando neste problema, um estudante de design perguntou para si mesmo “Como podemos eliminar totalmente os resíduos de embalagem?”. E não ficou apenas na teoria, ele foi atrás de uma solução e trouxe alguns cases muito interessantes que fizeram parte da sua tese para o mestrado.

CASES

Saquinhos de chá Twinings
O projeto ainda traz os saquinhos de chá embalados individualmente, mas com a novidade de serem selados com cera e embaladas no estilo sanfonado, proporcionando uma nova oportunidade de comunicação para a marca, pois o estilo da embalagem permite que marca forneça informações importantes ou conte uma história ao consumidor. Após o último saquinho de chá a embalagem é eliminada.

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Sabonete em barra Nívea
A embalagem consiste em papel solúvel, a ideia é que os usuários tirem a embalagem no chuveiro dissolvendo-a em suas mãos ao molhar o sabonete. Não é preciso abrir a embalagem.

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O projeto é interessante tanto do ponto de vista acadêmico quanto mercadológico, agora cabe as marcas interessadas testarem a viabilidade destas embalagens e, quem sabe, colocá-las no mercado.

Amazon inova ao oferecer serviço de embalagem fácil de abrir aos consumidores

Uma das etapas mais prazerosas quando compramos um produto é o momento de tirá-lo da caixa, mas esse momento pode ser muito frustrante se a embalagem não é funcional, como acontece com as embalagens de produtos eletrônicos e acessórios, brinquedos infantis e outros itens relacionados a saúde e beleza.

De acordo com a American Medical News, todos os anos cerca de 6.000 americanos acabam em emergências e prontos-socorros vítimas de lacerações e perfurações causadas por embalagens. As lesões mais graves ocorrem quando os consumidores, frustrados e com raiva, apelam para o uso de facas e tesouras para tentar abrir um pacote. A Amazon, disposta a mudar essa situação, criou um programa chamado Frustration-Free Packaging (Embalagem livre de frustração em tradução livre), cujo objetivo é livrar o consumidor dessas embalagens difíceis de abrir e as presilhas que prendem o produto.

Hoje, são mais de 200.000 itens que são embalados em caixas recicláveis que possuem um sistema simples de organização e armazenamento de produtos e acessórios.

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Embora as embalagens sejam um ponto importantíssimo para a marca, elas causam muita frustração para o consumidor. Este programa entra em um tema que já abordamos aqui no blog, as embalagens eco-friendly. Descomplicar o acesso do consumidor ao produto não só reflete na experiência que ele terá com a marca como também influenciará suas futuras escolhas.

360 Vodka em garrafa PET

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A empresa McCormick Distilling Co. Inc. modificou sua linha 360 Vodka 1.75l Eco Friendly de garrafa de vidro para garrafa PET. A garrafa tem um estilo único e é a primeira garrafa PET a ter o fechamento swing-top – fechamento por pressão com sistema de presilhas metálicas.

A garrafa foi projetada para ter a aparência e a textura de vidro, ela oferece vantagens de sustentabilidade, redução de custos no transporte e emissão de carbono. A garrafa PET tem um décimo do peso da garrafa de vidro.

“A Amcor – empresa que produziu a embalagem – fez um ótimo trabalho, os nossos consumidores estão impressionados com seu visual”, diz Morrison – vice presidente de marketing da McCormick Distilling. “A leveza da garrafa PET não só forneceu uma grande economia em custos de transporte como também preservou a aparência do vidro e seu apelo na gôndola mantendo nosso design original e a imagem da marca.”

A Vodka 360 é a primeira garrafa PET a apresentar o fechamento swing-top, adaptar o fechamento exclusivo para PET foi o grande desafio do projeto – antes usado apenas em embalagens de vidro. A altura da garrafa também foi reduzida, de 14 ⅜ polegadas para 13 polegadas, garantindo melhor exposição nas gôndolas.

A embalagem que te dá créditos

A capital da China, Pequim, assim como muitas grandes metrópoles, tem um problema grave com o trânsito, acúmulo de lixo e poluição. Pensando em melhorar estes pontos surgiu um projeto de troca de garrafas PET por créditos de passagens para o transporte público.

Foram instaladas em duas estações de metrô, uma máquina de reciclagem que carrega o bilhete com um valor que varia de 15 a 50 centavos (dólar) de acordo com o tamanho e o tipo de garrafa. Com uma média de 15 garrafas é possível usar todas das linhas e estações disponíveis no metrô.

Este projeto é importante por amenizar os três problemas citados no início, com ele será possível diminuir o acúmulo de lixo na cidade promovendo a reciclagem, o trânsito e a poluição com o incentivo do uso de transporte público.

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Ainda em fase de testes, a empresa que fabrica as máquinas está confiante de que será um sucesso. Há planos de instalar cerca de 3.000 máquinas em toda a cidade incluindo escolas, áreas residenciais, paradas de ônibus e shoppings centers.

Projeto FlyKly – A roda inteligente

Uma das alternativas para o trânsito caótico das cidades são as bicicletas, o problema é que há muitas dificuldades para o ciclista enfrentar como trajetos com muitas ladeiras, buracos, espaços estreitos e mal cuidados. Uma solução seriam as bicicletas motorizadas, não fosse seu preço absurdo.

Pensando nisso, Niko Klansek criou a Smart FlyKly, roda motorizada inteligente que se encaixa em qualquer modelo de bicicleta. Prática, só precisa ser habilitada por um aplicativo de smatphone que permanece fixado no guidão (dispositivo que pode ser usado como lanterna ou carregador de celular) e se conecta à roda via Bluetooth. O dispositivo monitora velocidade, distância, tempo percorrido, localização e rota.

Seu objetivo é incentivar as pessoas a usarem mais suas bicicletas, sua praticidade faz com que o ciclista não se preocupe com questões como o que vestir para aquela reunião de negócios ou festa, por exemplo

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Flykly – A roda motorizada inteligente que se encaixa em qualquer modelo de bicicleta

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Se encaixa em qualquer modelo de bicicleta

O aplicativo FlyKly

Com o app instalado no smartphone, o ciclista define a velocidade máxima que deseja andar. A roda detecta quando o ciclista começa a pedalar e ajusta a velocidade de acordo com o movimento. FlyKly diz que o aplicativo também é capaz de aprender hábitos e rotinas do ciclista para sugerir atalhos, rotas mais seguras e caminhos mais divertidos.

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Smartphone afixado no guidão

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O dispositivo que pode ser usado como lanterna ou carregador de celular

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Aplicativo informa quando bicicleta começa a se mover quando o telefone não está por perto

A roda pode ser brecada através do aplicativo e se a bicicleta começar a se mover quando o telefone não está por perto, o aplicativo envia uma mensagem alertando o dono de um possível roubo.

O projeto está no Kickstater (site de financiamento coletivo que busca apoiar projetos inovadores) em busca de recursos para viabilizá-lo.

O que torna uma embalagem sustentável?

A embalagem sustentável é aquela que faz uso consciente dos recursos ambientais ao logo do seu ciclo de vida.

Cada fase do ciclo de vida da embalagem tem seu impacto ambiental. Extração de matéria-prima, armazenamento (conteúdo), transporte, uso do produto e então seu descarte em aterros sanitários, reciclagem ou incineração. A todo momento nossas ações impactam negativamente o meio ambiente ou por consumir seus recursos ou por polui-los.
Para ser sustentável é preciso otimizar o ciclo de produção industrial. Pensando de uma forma idealizada, temos que criar embalagens a fim de eliminar a necessidade de extrair novos recursos ambientais e diminuir a poluição.

Isso pode parecer uma forma complexa de olhar uma embalagem, mas a vantagem é que em cada fase do seu ciclo de vida, você tem a oportunidade de inventar maneiras de torná-la mais sustentável.

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Infográfico – Ciclo de vida da embalagem

Logo abaixo apresentamos alguns projetos que abordam a sustentabilidade em estágios particulares do seu ciclo de vida.

Extração de matéria-prima (começo)
Em empresas grandes a menor redução de material pode ter um impacto enorme. A Mondelez, por exemplo, tem uma embalagem de queijo com zíper na abertura e com essa pequena mudança eles estão economizando mais de 1 milhão de quilos de embalagens por ano*.

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Embalagem da Mondelez com zíper na abertura

Transporte (meio)

Um dos melhores exemplos de design que otimiza o transporte de embalagem é a garrafa quadrada. O conceito desenvolvido por Andrew Kim para a Coca-Cola é mais forte e eficiente do que a garrafa redonda convencional. Quanto mais eficiente o transporte menos caminhões e emissões de gases do efeito estufa.24

Garrafa quadrada da Coca-Cola

Fim da vida

Há diversas maneiras de otimizar a embalagem para o descarte, dependendo do produto e sua cadeia de abastecimento.

Infelizmente, não há estratégia de sustentabilidade que se aplica a todas as linhas. Cada embalagem é diferente e cada estratégia trará mais ou menos benefícios ambientais, dependendo do contexto de cada categoria. Além disso, é preciso ter cuidado para que uma mudança em um determinado estágio não traga um impacto negativo em outro, por exemplo, mudar para um material mais leve que reduz a vida útil do produto.

*Este é um programa que a Mondelez criou com o objetivo de reduzir o material usado nas embalagens, elas são projetadas de forma mais eficiente desde a escolha da matéria-prima até o seu descarte. Elas perdem peso com um design mais eficiente. O ponto crucial que influencia o impacto ambiental é no início do projeto, é por isso que a Mondelez desenvolveu a Eco-Calculator ™ – uma ferramenta que ajuda os desenvolvedores a criar embalagens eficientes e otimizadas.

Fonte: http://migre.me/sewkZ

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